MENU
(43) 984089996

Releases

Campanha União Solidária impacta milhares de pessoas na Regional Norte

A primeira edição da campanha União Solidária na Regional Norte da Sicredi União PR/SP mostrou a força da cooperação e o quanto entidades e instituições são capazes de mobilizar a sociedade em prol de causas voltadas ao bem comum. Nos 13 municípios atendidos pela Regional Norte da cooperativa de crédito, participaram 146 entidades, que juntas venderam 109.336 cupons e arrecadaram R$ 1.063.660,00, impactando milhares de pessoas atendidas por elas. O maior número de projetos foi apresentado por entidades sociais (39), seguido de projetos educacionais (20). Os demais foram das áreas esportivas, pets, saúde, meio ambiente, cultura etc.

A campanha, realizada pela Sicredi União e pela Cocamar, consistiu na distribuição de cupons às entidades cadastradas e que tiveram seus projetos aprovados. Coube às entidades vender os cupons, a R$ 10,00 cada, e elas tiveram como renda a totalidade do valor comercializado, sem qualquer custo.  Os prêmios – um carro e três motos – foram doados pela Sicredi União PR/SP e Cocamar e a companha foi administrada, na região, pelo Lions Aliança Cambé.

Na Regional Norte, o maior prêmio – o carro – saiu para um cupom vendido da Associação Bicho do Paraná, que atende a cerca de 90 famílias carentes de crianças e adultos com paralisia cerebral, doenças infectocontagiosas e alérgicas a derivados de soja, leite, ovo, etc. “Foi uma alegria enorme saber que o ganhador comprou um cupom nosso”, celebrou a presidente da entidade, Irani de Oliveira Trindade. Motivos para comemorar não faltam. Irani conta que a venda dos cupons foi feita por telefone, num esforço grande para que as pessoas entendessem e confiassem na entidade. “Muitas pessoas desligam o telefone, acham que a gente está incomodando, e a pessoa que ganhou o carro nos ouviu e confiou na gente. Por isso da nossa enorme alegria”, disse Irani.

Outro grande motivo para a comemoração é que a Associação, criada há 16 anos e que sempre se manteve com muita dificuldade, conseguiu chegar ao final de 2019 com as contas em dia e com suplementos e cestas básicas no estoque. O projeto apresentado e aprovado pela Bichos do Paraná era para pagamento de contas atrasadas e compra de suplementos e alimentos para as famílias. Irani relata que tem crianças que só podem se alimentar com determinado tipo de suplemento que pode chegar a R$ 1 mil a lata. E o consumo é bem maior que uma lata por mês. “Conseguimos arrecadar R$ 26 mil. Quitamos muitas contas atrasadas e estamos muito felizes. A campanha União Solidária representou, para nós, uma ótima ajuda e, graças a Deus estamos com tudo em dia”, comemorou.

Outro prêmio – uma das motos – saiu para a cidade de Centenário do Sul. O cupom foi vendido pela Apae da cidade, que atende a 80 pessoas de zero a 60 anos. A entidade cadastrou projeto para compra de equipamentos de informática (computadores, tablets e impressoras) para auxiliar na alfabetização e introduzir os alunos no mundo digital.

Segundo Elizângela Maria do Nascimento, assistente administrativa da Apae, a entidade conseguiu atingir 50% do objetivo traçado e comemorou duplamente. “Se não fosse pela campanha acredito que não conseguiríamos comprar os equipamentos tão cedo. E agora, com um cupom nosso premiado, ano que vem, se tivermos projeto na campanha novamente, venderemos todos os cupons”, comemorou. Ela destacou que o impacto da campanha para a entidade foi muito boa.

Sem ganhadores, mas vitoriosos

Mesmo não tendo cupom premiado, as entidades que se cadastraram terminaram a campanha contabilizando vitórias. Para a coordenadora da pastoral da Ação Social da Paróquia São Vicente de Paulo, de Londrina, Cilene Santaella Kaster, o resultado da campanha União Solidária foi uma grata surpresa. “Conseguimos completar o valor de R$ 30 mil que precisávamos para finalizar o projeto”, comemorou ela.

O objetivo traçado pela Pastoral era construir uma casa para uma senhora carente que vivia num barraco no bairro União da Vitória, na zona sul de Londrina. “Ela é sozinha e depois de levantarmos toda a história dela vimos que realmente era uma pessoa que necessitava de nossa ajuda e fizemos esse trabalho em parceria com a Cohab-Ld”, informou Cilene. Segundo ela, a campanha desenvolvida pela Sicredi União PR/SP em parceria com a Cocamar foi primordial para atingirem o valor necessário. “As pessoas aderiram à campanha por se sensibilizarem com a situação dessa senhora e também porque o valor da contribuição – de R$ 10,00 – foi acessível para todos”, analisou.

Marcelo Molina, tesoureiro da Paróquia Nossa Senhora da Luz, localizada no Jardim do Sol, também em  Londrina, concluiu a campanha muito satisfeito e com recursos para dar prosseguimento a dois projetos: a reforma da casa paroquial e o calçamento do piso do estacionamento. “Os dois somavam R$ 27 mil. Conseguiramos, praticamente, a totalidade do valor”, relata. Segundo ele, se não fosse a realização da campanha União Solidária, a conclusão dos projetos demandaria bastante tempo. “Não foi difícil de vender por se tratar de uma quantia pequena para cada um desembolsar e o prazo de 90 dias também foi suficiente para as vendas. Agradecemos muito a confiança que foi depositada em nossos projetos”, observa.

Os prêmios serão entregues aos ganhadores no começo do ano que vem.

Cliente: Sicredi Dexis

voltar