MENU
(43) 3339-7199

Releases

Cercado de boas expectativas, programa A União Faz a Vida chega a Jaguapitã

Com uma cerimônia que contou com a presença de diretores da instituição financeira cooperativa Sicredi União PR/SP, autoridades e do renomado palestrante Júlio Furtado, o Programa A União Faz a Vida foi lançado em Jaguapitã , no último dia 10 de outubro, para uma plateia formada por cerca de 120 professores da rede municipal, que aguardam com bastante expectativa o início dos trabalhos.

O Programa A União Faz a Vida é uma das grandes iniciativas sociais da Sicredi. Seu objetivo, de acordo com Gisely Almeida, assessora de Programas Sociais, é propor um jeito novo de ensinar, em que o aluno é protagonista e não um mero receptador de informação. Ela fez a apresentação do “A União faz a Vida” e informou que o programa já se encontra em 29 municípios e só este ano teve 775 projetos cadastrados.

A secretária de Educação do município, Dagmar Rossetto, disse que todos estão ansiosos. “Foi uma boa caminhada até aqui de preparo para a implantação do programa, que vejo como uma ferramenta de valorização da escola pública”, disse.

Edna Maria Santana, vice-prefeita da cidade e que representou o prefeito Ciro de Oliveira e Silva na solenidade,  disse ter certeza do poder transformador do programa. “Será de grande importância para nós. As crianças têm grande potencial e precisam ser estimuladas”.

O diretor-executivo da Sicredi União PR/SP, Rogério Machado, destacou a importância do programa e do cooperativismo. “Como cooperativa, olhamos para as pessoas de forma diferente. A ponte que a Sicredi se propôs a construir passa pelos professores, pois acreditamos que só a educação pode fazer grandes transformações”.

O lançamento também contou com a presença do gerente de Programas Sociais da Sicredi Central PR/SP/RJ, André Alves de Assis. Segundo ele, a Educação foi a bandeira que o sistema Sicredi optou por investir há cerca de 22 anos.  André relata que, recentemente, foi feita uma expedição para mapear o legado do programa pelo país. Ele conta a conclusão: “o primeiro legado é que o programa deixa as crianças com brilho nos olhos e resgata o prazer de ser professor; o segundo, é o fato de extrapolar os muros escolares e fazer da cidade uma grande sala de aula, trazendo, consequentemente, a comunidade para mais perto da escola; e o terceiro, é tornar os pais também mais próximos da escola, pois eles se envolvem nos projetos naturalmente.

Também estiveram presentes ao lançamento, o gerente regional de Desenvolvimento, David Conchon, o gerente da agência de Jaguapitã, Éder  Romeiro da Silva; vereadores, secretários, membros da equipe Sicredi, entre outras autoridades.

Palestra sobre Gestão da Sala de Aula

Antes do jantar servido aos professores e autoridades, o professor Júlio Furtado, conceituado palestrante, falou sobre o tema Gestão em Sala de Aula. “O professor precisa aprender a gostar de todos os alunos”, foi o seu primeiro recado, sustentado na premissa de que a afetividade propicia o aprendizado.

 “Falar em gestão de sala de aula é falar de afetividade. O professor tem que se dispor a se movimentar no processo educativo para se aproximar do aluno. O aprendizado começa na subjetividade e depois vai para a objetividade e isso vai ficar claro para todos vocês com o programa A União faz a Vida”, destacou.

O programa foi criado há 22 anos e é realizado em âmbito nacional. Somente na região de abrangência da Sicredi União PR/SP são 134 escolas, 1.902 professores e 22 mil alunos envolvidos. Na área de atuação da Cooperativa a atividade ocorre há nove anos.

 

 

Cliente: Sicredi União PR/SP

voltar