MENU
(43) 3339-7199

Releases

Jornada e workshop abordam guarda compartilhada e alienação parental

Quais as consequências para a saúde mental dos filhos que tiveram a imagem de seu pai ou mãe destruída por um dos genitores? Profissionais do Direito e da Psicologia estarão reunidos em Londrina, nos próximos dias 6 e 7 de março, para debater o assunto na Jornada “Os Filhos de Medeia: Interfaces da Psicologia e do Direito – Sobre Alienação Parental e  Guarda Compartilhada”. O nome é uma referência à peça de Eurípedes, em que a mãe Medeia, ferida por ter sido abandonada por Jasão, mata os próprios filhos.

A realização é da OAB-Londrina, por meio da Comissão de Direito de Família, da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), Conselho Regional de Psicologia (CRP) e do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM).

A abertura será no dia 6, às 18 horas, com o tema geral “Alienação parental: o que diz a Psicologia e o que diz o Direito?”  Já o tema do dia 7, também a partir das 18h30, será “A atualidade da guarda compartilhada no Brasil” .

As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo site do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (http://portal.crppr.org.br). Vários palestrantes farão abordagens sobre os temas das duas noites, conforme programação a seguir:

06 de março de 2018 (terça-feira)

“Alienação parental: o que diz a Psicologia e o que diz o Direito?” 

18h – Abertura 

18h20 – Especificidades da perícia psicológica em casos de alienação parental 

Psic. Glícia Barbosa de Mattos (CRP-05/20414) 

19h – Alienação parental: experiências na Vara de Família 

Juíza Fabiana Ayres Leonel Bressan 

20h – Falsas alegações de abuso sexual em casos de alienação parental 

Psic. Tamara Dias Brocknhausen (CRP-06/73996) 

20h40 – Alienação parental e a pós-modernidade 

Psic. Maria Cristina Neiva de Carvalho (CRP-08/01397) 

21h20 – Debate 

Mediação: Psic. Julia Carolina Bosqui (CRP-08/11695) 

 

07 de março de 2017 (quarta-feira)   

“A atualidade da guarda compartilhada no Brasil” 

18h30 – O ideal é que sempre se privilegie a guarda compartilhada nos processos de divórcio?   

Juíza Angela Gimenez 

19h20 – O psicanalista no Tribunal de Família: a criança e o instituto da guarda compartilhada 

Psic. Sidney Kiyoshi Shine (CRP-06/18950) 

20h40 – A afetividade e a responsabilidade parental no Direito de Família 

Advogado Prof. Ricardo Calderón 

21h30 – Debate 

Mediação: Psic. Josani Campos Silva (CRP-08/11085)

Workshop

Com a vinda da psicóloga do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e membro do Fórum de Direito de Família da EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro) Glícia Barbosa de Mattos Brasil para a Jornada “Os Filhos de Medeia: Interfaces da Psicologia e do Direito – Sobre Alienação Parental e  Guarda Compartilhada”, a OAB-Londrina, por meio da Comissão de Direito de Família, Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR) e Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM) realizam em Londrina, no dia 7 março, o workshop “Alienação Parental, Guarda Compartilhada, Abuso Sexual e Perícias Psicológicas em Varas de Família e Infância”. Os trabalhos estarão sob o comando de Glícia Brasil.

O workshop será realizado das 8h30 às 12h30. As inscrições custam R$ 70,00 e podem ser feitas pelo e-mail londrina@ibdfampr.com.br. As vagas são limitadas.

 

 

Cliente: OAB Londrina

voltar