MENU
(43) 984089996

Releases

Primeiras etapas do Road Show de Desenvolvimento Regional foram sucesso

Colocando em prática uma das metas da atual gestão, a Agência de Desenvolvimento Terra Roxa realizou a primeira e a segunda etapa do Road Show de Desenvolvimento Regional. A terceira e última etapa está programada para ser realizada na cidade de Apucarana, em breve. O objetivo do projeto é apresentar a entidade, as oportunidades e parceiros-chave aos novos gestores municipais.

Nestes encontros, realizados nos dias 29 de março e 5 de abril, participaram os prefeitos da região da AMUSEP – Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense e AMEPAR – Associação dos   Municípios   do   Médio Paranapanema. “A realização dos eventos foi muito relevante e proveitosa”, relatou o diretor-executivo da Terra Roxa, Alexandre Farina. Ele fez uma apresentação detalhada do papel da Agência como fomentadora de novos negócios na região Norte do Paraná.

O presidente da Terra Roxa, Valter Orsi, destacou a importância de fortalecer a região para que haja um desenvolvimento sustentável. “Essa aproximação e troca de informações é essencial para isso. A Terra Roxa está aqui para ajudar e facilitar esse processo”, disse aos prefeitos reunidos.

Parceiros destacam importância dos encontros

Além dos prefeitos e secretários da Amusep e Amepar, participaram destas etapas os representantes dos patrocinadores da iniciativa – são eles BRDE, Fomento PR, Sanepar e Sociedade Rural do Paraná - todos com papel fundamental no desenvolvimento regional.

Instituições parceiras do evento – sendo elas Agência Paraná de Desenvolvimento, as garantidoras de crédito Garantinorte e Noroeste Garantias, Federação das Indústrias do Estado do Paraná e Sebrae apresentaram ferramentas de fomento e desenvolvimento direcionadas aos municípios. BRDE e Fomento Paraná falaram aos gestores sobre o seu papel de agente financeiro no Estado e seus diferenciais.

O diretor de operações do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) João Regiani, destacou o papel da Terra Roxa como fundamental na captação de negócios de interesse do Estado e que precisam de suporte financeiro. “É aí que nós entramos. A Terra Roxa dá o suporte técnico e nós, o financeiro. Consideramos a agência um importante parceiro do BRDE”, disse.

Luiz Renato Hauly, Diretor de Mercado e Relações Institucionais da Fomento Paraná, instituição financeira de fomento genuinamente paranaense, falou das linhas de financiamento disponíveis e as oportunidades que podem ser aproveitadas pelos municípios. Como exemplo, citou o papel da Fomento Paraná no financiamento das desapropriações de parte dos terrenos necessários para ampliação da pista do Aeroporto de Londrina e revitalização da Avenida Saul Elkind, zona Norte de Londrina.

O gerente Industrial da Sanepar em Londrina, Antônio Gil Gameiro, também presente ao encontro, lembrou que o saneamento é ponto de partida para o desenvolvimento econômico e social dos municípios.

 “Por isto somos parceiros das agências de fomento e órgãos financiadores, para que haja continuidade e um incentivo maior ao desenvolvimento regional”, explica. Ele contou que a Sanepar está concluindo um Plano Diretor de Recursos Hídricos para a Região Norte do Estado com horizonte para 50 anos.  “Isto inclui a captação de água, a destinação do esgoto tratado e dos resíduos sólidos. Acreditamos que isto trará contribuição para o desenvolvimento dos municípios. É uma segurança para o crescimento da região”, destacou.

 

voltar