MENU
(43) 984089996

Releases

Sicredi União chega a Cafeara com agência modelo

A primeira agência digital do sistema Sicredi no Brasil será instalada no próximo dia 19 de março em Cafeara, município localizado no Norte do Paraná. A nova agência vai atender à população de cerca de três mil habitantes que, até então, precisam se deslocar até cidades vizinhas para ter acesso ao sistema bancário.

“Fizemos um amplo estudo e optamos por trazer esse benefício à população porque o sistema cooperativo tem também a preocupação da inclusão financeira. É esse nosso principal objetivo com a nova agência”, comenta David Conchon, gerente regional de Desenvolvimento da Sicredi União PR/SP, Regional Norte.

O projeto, batizado de Sicredi Smart, tem o objetivo de promover a inclusão econômica/financeira e social, por meio de conta corrente, cartão de crédito, internet banking e aplicativo mobile sem custos para que os associados possam fazer movimentações de forma simples, rápida e segura.

De acordo com dados do diretor executivo da Sicredi União, Rogério Machado, a bancarização do brasileiro adulto vem crescendo à taxa de 3,3% ao ano. Mas, segundo dados do Banco Central, cerca de 20 milhões de brasileiros com mais de 18 anos não possuem nenhum tipo de conta em instituição financeira.

Machado informa que, hoje, mais de 2.100 municípios brasileiros estão desassistidos pelo setor bancário.  “As cooperativas de crédito surgiram para melhorar esses índices e promover a inclusão financeira”, comenta.

A Sicredi União está presente, hoje, em 109 municípios das regiões Norte e Noroeste do Paraná e Centro-Leste Paulista. Em 15 desses municípios não havia instituição financeira antes e 10 deles têm menos de 10 mil habitantes.

Expectativas

Cafeara está prestes a sair das estatísticas dos municípios desassistidos pelo setor financeiro.  O município registra um PIB de R$ 51 milhões, com concentração de R$ 24 milhões no setor agropecuário.

Há anos o atual prefeito de Cafeara, Oscimar José Sperandio trabalha para a instalação de uma agência bancária na cidade. “Este era um pedido da sociedade e um planejamento da nossa administração. Acredito muito no sucesso da Sicredi União em nossa cidade”, comenta o prefeito.

Na avaliação de Sperandio, o município espera que, com a agência, os cidadãos não tenham mais que se deslocar para outras cidades para ir a bancos e, consequentemente, acabar utilizando serviços de outras localidades. “É importante para o desenvolvimento do município que o dinheiro de nossos moradores circule aqui”, comenta Sperandio, acrescentando que a marca Sicredi é “de muita confiança e desperta o interesse da sociedade”.

O secretário de Administração, Finanças e Infraestrutura. Matheus Nadab Luciano, também considera que a instalação de uma instituição financeira na cidade vai fazer muita diferença. “Acredito que vá melhorar o fluxo financeiro. O dinheiro vai circular dentro da cidade, beneficiando todos os comerciantes”, comenta.

O secretário acrescenta que hoje, ao se deslocar até cidades vizinhas para acessar serviços bancários, os cidadãos de Cafeara aproveitam e já utilizam o comércio dessas localidades. Com menos deslocamento, ele espera que os comerciantes de Cafeara sejam beneficiados.

“A população tem que se conscientizar que isso é uma conquista para o bem da cidade, um avanço tecnológico que será implantado e, por ser uma agência digital pioneira, acredito que levará o nome de nossa cidade a outros lugares, podendo, inclusive, atrair novos investimentos”, comenta o secretário.

Containers

 

A agência Smart da Sicredi União, instalada em Cafeara, não é só a primeira agência digital do sistema Sicredi no Brasil. Ela também é a primeira instituição financeira instalada em containers, portanto, reutilizando material e não gerando resíduo de obra para o meio ambiente.

A estrutura toda para atendimento aos associados funcionará em dois containers – um de 12 e outro de seis metros – dispostos num layout em L -, proporcionando duas áreas de atendimento e uma sala de reuniões. Outra característica da instalação é que funcionará com energia solar.

De acordo com o arquiteto responsável pelo projeto, Fábio Soares, foram acopladas 12 placas solares, que captam 400 quilowatts/hora. “A energia gerada será suficiente para atender às necessidades da agência e o que sobrar será direcionado para a rede da Copel, podendo ser utilizado por outra agência da Sicredi União que seja vinculada ao mesmo CNPJ da unidade de Cafeara”, explica.

A agência Smart está instalada na Praça Central de Cafeara, onde também está a  Igreja Católica. Soares explica que a obra foi inserida de forma harmoniosa, compondo com a paisagem existente e criando uma dualidade entre uma arquitetura mais antiga e a contemporânea, integrada pelo paisagismo. “O sistema construtivo convida a comunidade a entrar e conhecer a agência”, comenta.

 

 

 

 

 

Cliente: Sicredi Dexis

voltar